


Entrevistas com indigenistas
Uma das ações do projeto vem sendo a realização de entrevistas com os produtores do acervo/indigenistas. As entrevistas foram gravadas (registro audiovisual) e utilizamos técnica de pesquisa baseada na
história de vida; as pessoas entrevistas, além de serem
produtores do acervo, foram os indigenistas que atuaram no CIMI
a partir da década de 70 , ou outras instituições indigenistas da região,
e que proporcionaram um importante registro da história da atuação da instituição no nordeste. As entrevistas foram subsidiadas pelas peças fotográficas e sonoras, de modo a reconstruir contextos e eventos registrados no acervo.

Fábio Alves dos Santos, o Fabião. Primeiro coordenador do Cimi Nordeste. Foi um dos principais agentes responsáveis pela organização da instituição em nossa região.

Maria Amélia Leite, fundadora da Associação Missão Tremembé, que atuou no apoio aos povos indígenas no Ceará e mantinha diálogo direto com o Cimi-NE (do qual também foi integrante, em seus primeiros anos).

José da Cunha Júnior, o Zé Karajá. Coordenador do Cimi na década de 1980 e um dos principais autores do acervo fotográfico

Saulo Feitosa, coordenador do Cimi Regional Nordeste no fim dos anos de 1980. Na década de 1990 atuou no Nacional do Cimi, sendo Secretário Executivo da instituição em Brasília, onde permaneceu até os anos 2000.

Antropólogo José Augusto Laranjeiras Sampaio, o Guga, membro da Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAI) e do Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB)